04 junho 2015

3 coisas que você (provavelmente) não sabia sobre gatos


Olá jujubinhas como estão? Hoje eu vou sair um pouco do mundo otaku e vou entrar no reino animal \o, não será um daqueles documentários super didáticos do animal planet, até porque de veterinária e bióloga eu não tenho nada, mas hoje eu irei contar para vocês  3 curiosidades sobre gatos!
Bem, para quem não sabe, se existe um tipo de animal pelo qual eu sou loucamente apaixonada são os felinos, em especial os gatos domésticos (porque infelizmente eu não posso ter um tigre em casa ;u; ), tanto que se eu fosse um animal a minha primeira opção seria ser um gato ¬u¬ (a segunda seria raposa, a terceira coruja e a quarta um falcão), e hoje eu separei algumas curiosidades sobre gatos que vão nos ajudar a entender ou não um pouco mais sobre esses pequenos felinos.

1- Gatos, assim como nós humanos possuem tipos sanguíneos diferentes.



Nos gatos nós podemos encontrar os tipo sanguíneos A, B, e AB, sendo que poderíamos classificar assim: A (N) , B (R), AB (UR) a pessoa anda jogando muitos jogo de cartas no celular sabe?. Sendo que boa parte dos gatos de pelo curto (o que é boa parte da população de felinos domésticos) são do tipo sanguíneo A,  e a maioria dos gatos de raça pura tem o sangue tipo B. Outro ponto legal a se destacar é que não tem um doador universal, isso porque o sangue B sofre fortes reações em contato com os sangues A e AB, já que o tipo A é dominante sobre os tipos AB e B.

2- Gatos de três cores só podem ser fêmeas.


Olha só que loco isso, sabe aqueles gatos lindos de 3 cores (branco, preto e amarelo/laranja)? Então esses gatos são na verdade gatas! E porque isso? Bem, se vocês já entraram no ensino médio provavelmente já tiveram aquela aula de biologia que fala sobre genética e sobre como os cromossomos recessivos e dominantes funcionam. Essa é uma característica genética que vem dos pais da gata. O que acontece é que o cromossomo responsável pela coloração do gato é o cromossomo X , e vocês se lembram certo, que a fêmea é XX e o macho é XY, logo para ter as três cores é necessário que o animal seja XX ou seja fêmea. Porém em raros, raríssimos casos, nasce um macho de três cores e nesse caso ele é XXY, o que torna ele em um macho estéril, e por ser um caso muito raro é considerada uma aberração genética.

3- Gatos brancos de olhos azuis geralmente são surdos.


 Isso acontece porque a surdez está relacionada aos genes da cor branca, que podem estar relacionados a síndrome de waardenburg que é um grupo de doenças genéticas que podem causar alterações na pigmentação da pele, olhos e cabelo, e surdez,


Bem, por hoje e só pessoal, o que acharam sobre essas curiosidades? Eu sei que falei de uma maneira meio nerd, mas o fato é que geralmente muitos donos de gatos não sabem dessas informações que podem ajudar e muito a cuidar do seu gatinho e entender um pouquinho mais sobre como o corpinho e organismo deles funcionam.

Espero que tenham gostado, e até a próxima (//^//)/
(Chii, sua coisa  linda ♥ )

16 comentários:

  1. Oiee Shiro-chan!

    Caraca, gato (a) de tres cores são fêmeas?! o.O Não sabia que isso acontece apenas nas fêmeas e que não existisse macho que nascesse em três cores! Muito bom a explicação de biologia, foi um bom conhecer curiosidade dos gatos!

    Kiss!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda bem que gostou Mie-chan *U* Eu acho essa a maior peculiaridade dos amigos felinos, isso os torna tão legais *--*

      Excluir
  2. Oiii
    Não conhecia essas coisas que você citou acima,você explicou direitinho rsrsrsrs ^^
    Adorei o post bem criativo ♥
    Bjs
    http://spookywookie.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz por ter gostado, mais feliz ainda pela visita <3

      Excluir
  3. Oi Shiro! eu adoro gatos,mas não sabia nenhuma dessas coisas,nem que os gatos de olhos azuis são surdos,tadinhos...gostei muito do post.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dá uma dó deles Gi-chan T..T Mas pelo que eu vi cuidar de gatinhos surdos não é tão difícil quanto parece, o único desafio é alimentar eles, pq eles sempre vão atrás bo barulhinho da ração no pote ahueha

      Excluir
  4. Que legal! Meu sangue é tipo B, então seria um gato de raça pura kkkk gosto daqueles gatos que têm heterocromia <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Moça chique e pá XD Acho que qualquer ser com heterocromia é lindo <3 *O*

      Excluir
  5. Eu não sabia da curiosidade 2 nem 3 mas sabia da 1 ahuahsu' foi bom saber mais ^^

    http://nakahouse.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que a 1 é a que mais pessoas sabem >u<
      Mas fico feliz que vc tenha descoberto coisas novas aqui no Banshee <3

      Excluir
  6. Chi's Sweet Home S2
    É fundamental donos de animais de estimação pesquisarem e lerem a respeito, para terem cuidados melhores e não haver problemas.

    http://so-eu-me-entendo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chii é vida <3
      Sim sim, quanto mais o dono conhece sobre seu animalzinho de estimação melhor!

      Excluir
  7. Yo!
    Nossa, essas duas primeiras não sabia '0'
    Achei muito interessante de gato de tres cores ser femeas *0* . Já a ultima eu sabia, pq teve uma epoca qe qeria muito um gato persa branco, e a maioria tinha olhos azuis, então achei de primeira esse fato de geralmente serem surdos, mas isso não me deixou de qerer, gatos são bichinhos tão inocentes e fofos, carinhosos. Hoje tenho uma siamesa pq ela apareceu aqui no meu quintal e adotei <3 . Eu ameei demais sua postagem, muito bom saber mais sobre esses fofos qe sou completamente apaixonada *-*

    By~ Sweet Magic Kissus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Omg obrigada por ter gostado <3 n tem noção de como isso me deixa feliz!
      Aah eu jamais deixaria de adotar um gatinho por ele ser surdo, dá tanta dó pensar em abandonar bichinhos tão inocentes em um abrigo, e só de pensar que em alguns lugares eles acabam indo pro abate :'( isso deveria ser punido!

      Excluir
  8. Quero pra mim esse gatinho do gif *-*
    Não sabia de nenhuma dessas coisas, é realmente surpreendente.
    PS:Eu ainda não entrei no ensino médio então essas coisas de cromossomos bugaram minha cabeça,HELP!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chii é fofinho demais <3
      E tudo bem, quando você entrar no ensino médio você vai aprender direitinho e aí vai ver como é simples *u*

      Excluir